sábado, 5 de março de 2011

Dor de ouvido ou “Otite”



Principalmente para as ‘mamães de primeira viagem’, a dor de ouvido é um tema que assusta e incomoda. A mãe já fez de tudo, já trocou a fralda, já alimentou o bebê, aliviou o calor, não é sono, nem frio, nem aparentemente uma cólica e o choro e irritação permanece...  Provavelmente, seu filho estará com dor de ouvido, a “famosa” Otite, que significa infecções de ouvido e normalmente atinge as crianças nos primeiros meses de vida.

O que é a Otite e como identificá-la?
Otite é o termo médico usado para toda infecção do ouvido, que pode ocorrer no ouvido externo ou médio e pode ser aguda ou crônica.
Os principais sintomas são: dor, febre, choro freqüente, dificuldade para sugar e alimentar-se, irritabilidade e dificuldade de audição, muitas vezes a criança leva as mãos à orelha... Percebendo esses sintomas,  deve-se procurar o médico/pediatra o mais rápido possível.
Além destes sintomas mais comuns, em alguns casos podem ocorrer também: perda de apetite, secreção do ouvido, vômitos, entre outros.

Existem outros tipos de “otite”?
Os tipos de otite serão diagnosticadas pelo médico, assim como os tratamentos específicos para cada uma. As mais comuns são à serem citadas são: Otite média e Otite externa.

A Otite Externa
É localizada na orelha externa, ou seja, a entrada da orelha até o tímpano.
Mais comum no inverno, pode ser provocada por qualquer lesão na pele que recobre a parte externa do ouvido.

Quais os sintomas da Otite Externa?
Ocorre uma dor intensa e diminuição da audição. Em alguns casos, podem aparecer secreção e coceira. O diagnóstico é feito considerando os sintomas e por meio do exame otológico que permite o pediatra visualizar o interior do ouvido da criança.

Como é o tratamento da Otite Externa?
O tratamento da otite externa inclui analgésicos. Antibióticos e antifúngicos são usados como medicação tópica (gotas).

A Otite Média
É mais comum entre as crianças e principalmente no verão. Geralmente é provocada por gripes, infecção na garganta, infecção respiratória ou, umidade no ouvido. Pois os vírus ou bactérias passam pela tuba auditiva, causando acúmulo de secreção (pus) na orelha média. A pressão desta secreção causa a dor, a febre e a diminuição da audição.
Por isso os pais devem ficar atento quanto aos sintomas e o mais rápido possível procurar o pediatra, pois a perda da audição poderá ter conseqüências no desenvolvimento da criança, como problemas na linguagem e aprendizado, por exemplo.

Quais os sintomas da Otite Média?
Os principais sintomas são, portanto, a dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local.
O tratamento será com antibióticos e analgésicos. Em 2 ou 3 dias a febre pode desaparecer, sendo que a audição demorar mais tempo para voltar ao normal. Se demorar muito tempo para a audição voltar, deve-se procurar o pediatra e talvez seja necessário uma pequena cirurgia, mas a necessidade desta pequena cirurgia será detectada pelo médico.

Assista à seguir um vídeo relacionado à Otite Média:

Fonte: Youtube - universobebe

Como posso evitar a Otite?

Evite o uso de cotonetes, principalmente na parte interna do ouvido da criança.  O excesso de limpesa do ouvido retira o “cerume”, sua “proteção natural”, facilitando a evolução das otites. Este cerume é expelido naturalmente.

Ao secar o ouvido, evite “esfregar” a toalha, o atrito brusco da toalha, pode ocasionar uma inflamação, ou até mesmo por a toalha não ser do próprio uso da criança, poderá conter bactérias ou sujidades, sendo transmitida ao ouvido do pequeno paciente. Use uma toalha macia e enxugue com cuidado, se possível enrole-a na ponta do dedo e faça movimentos suaves.

Utilize protetores macios ou tampões para evitar entrada de água no ouvido da criança ao nadar. A água contaminada das piscinas e praias colaboram para as infecções de ouvido. Seque bem os ouvidos da criança após o uso das piscinas. 
Limpe com freqüência as secreções nasais de gripes e resfriados, evite deixar acumular catarro no nariz e garganta da criança.


Nunca amamente o bebê deitado, o líquido poderá ir para a tuba auditiva, favorecendo infecções. Evite também amamentar o bebê e deitá-lo em seguida. Ao amamentar prefira a posição sentada ou em pé.



Cuidado com a automedicação, às vezes ao invés de melhorar poderá piorar a situação. Nunca pingue qualquer medicamento sem a orientação do médico.

A vacinação contra a gripe, a Haemophilus influenza e o Streptococcus pneumoniae, protegem a criança contra pequenas infecções, dentre elas a Otite. Por isso, a partir dos 6 meses a vacinação é recomendada.
      


    É importante ressaltar que:


    Cada caso é um caso, e somente o pediatra poderá receitar o tratamento ideal para o pequeno paciente, nunca administre medicamento por sua própria conta, nunca “receite medicamentos” para amigos, parentes e vizinhos, qualquer dúvida, procure o pediatra. 
    Durante a visita ao médico, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e se possível, anote.







    O(a) enfermeiro (a), deve orientar sobre a limpeza que deve ser feita apenas com água, sabonete, toalha e dedo; quanto à posição da amamentação, quanto à evitar introduzir objetos pontiagudos no ouvido e ao uso criterioso dos medicamentos receitados pelo médico.


    Abraços!




    >> Links interessantes para saber mais:



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Muito obrigada por comentar!