domingo, 11 de setembro de 2011

Amamentar é um ato de amor!



 Amamentar é um ato de amor!


Bom, que o “ato de amamentar” é saudável ao bebê, muitos devem estar cansados de saber... Porém, por trás do simples fato de amamentar surgem muitas dúvidas e a cada dia surgem também novas notícias sobre os benefícios deste ato singelo e tão importante para a vida de uma mãe e da criança.

Como a amamentação é um assunto de EXTREMA importância, no que se diz respeito à saúde da criança, neste post iremos comentar algumas coisas que achamos interessante ressaltar e é bem provável que mais pra frente este assunto volte à passar por aqui. Aproveitamos para dizer que como este assunto é extenso, criaremos alguns tópicos separadamente. Fiquem à vontade para comentar!

Preparando as mamas para o aleitamento...

Toda mulher já possui os seios “preparados para produzir leite”, porém nem toda mulher já está preparada para amamentar... Entre as mamães de primeira viagem, são inúmeras as dúvidas que surgem antes da primeira mamada do bebê, faremos um misto entre dicas e comentários sobre alguns mitos à seguir:

Durante a gravidez, o corpo da mãe já se prepara naturalmente, mas valem também alguns pequenos preparos como:
- Lavar as mamas apenas com água (se possível evitar sabonetes, cremes, óleos) ;

- Durante o banho, (massageie) o bico da mama e a aréola SUAVEMENTE com as mãos – isso deixa a pele mais resistente para que quando o bebê for sugar a pele já estará ‘preparada’;
Obs.: existem algumas controvérsias sobre o uso da bucha vegetal, por isso, qualquer dúvida, antes de utilizá-la, questione seu médico.

- Não espremer o peito durante a gestação! Todo cuidado é pouco, e isso poderá machucar as mamas. Se possível, apenas massageie a aréola e o bico durante o banho;

- Sempre que possível, tome banho de sol por no máximo 15 minutos com as mamas expostas pela manhã das 8h às 10hs;

- Prefira os sutiãs de algodão, pois além de mais confortáveis, são higiênicos e deixam as mamas mais ventiladas, mas isso não quer dizer que é necessário deixar de usar sutiã e já desmitificando:  AMAMENTAR NÃO DEIXA O PEITO CAÍDO, isso é MITO.

O portal Guia do Bebê.com indica um preparo essencial com as mamas:
Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. 
- Se as mamas racharem durante a gravidez, evite usar produtos caseiros ou comprados, comunique seu médico e tire todas as dúvidas.


Atenção! Todos os tipos de bicos de peitos possibilitam a amamentação!

Eles podem ser: protusos, planos ou invertidos, porém algumas vezes é necessário apenas o auxilio da equipe de saúde nos primeiros momentos da amamentação.




A Primeira mamada...

Antes de tudo, precisamos dar algumas dicas sobre as FORMAS CORRETAS DE AMAMENTAÇÃO, pois esta é uma das grandes soluções para a maioria dos problemas ao amamentar, sim, a “boa pega”, a “posição correta”, a tranqüilidade da mãe, o local/ambiente, tudo isso influencia na amamentação! Veja algumas imagens à seguir:

Quanto às posições:



Sentada: A mãe coloca o bebê no colo de frente à ela, entre os braços e apóia a cabecinha no seu braço. O melhor é que a posição do bebê seja de barriga com barriga.
Deitada: O bebê fica deitado de lado de frente para a mãe e todo seu corpo encaixado no corpo da mãe. Esta posição ajuda a mãe à descansar enquanto amamenta.
Cruzada: A criança fica deitada com o corpo todo apoiado no antebraço da mãe, envoltas, ao lado do corpo da mãe, onde a mãe segura a base da cabeça abaixo das orelhas. Deve ser verificado se o bebê fica aconchegado de frente à mãe sem que precise pressionar a cabeça do bebê e de forma que alcance o peito de forma correta.
Invertida: Com o corpo do bebê apoiado, a mamãe poderá mover o bebê de um peito ao outro sem precisar mudar a posição, é uma ótima maneira de segurar a cabecinha do bebê, principalmente do recém-nascido ou prematuro que necessita de apoio para pegar bem a aréola.
Quanto mais confortável estiver a mãe e o bebê, melhor é. Se necessário utilizar travesseiros ou apoios macios para as costas e para apoiar os braços e o bebê.

O que é necessário saber sobre a "boa pega"?

O sucesso da amamentação depende muito da "boa pega", ou seja, o bebê precisa abocanhar corretamente toda a maior parte da aréola para que consiga sugar a quantidade de leite necessária. O bebê só precisa ser estimulado à isto, pois o ato de sugar ele já sabe, na verdade. Quando há uma "má pega" além do pequeno não se alimentar direito, ocasionando choros, irritações e até mesmo desnutrição (se a má pega for contínua), poderá ocorrer rachadura no bico do peito. Por isso, se sentir necessidade ou surgir qualquer dúvida, consulte seu médico ou vá à um banco de leite, lá você será "treinada" adequadamente.

Veja abaixo imagens da "boa pega" e da pega incorreta:

Imagem retirada do manual do Ministério da Saúde - créditos: fiocruz

Veja que na primeira imagem da pega correta (fig.3) o bebê abocanha toda a maior parte da aréola do peito. Na outra imagem (fig. 4) pode-se perceber que uma onda peristáltica que se desloca ao longo da língua promovendo um "bico" dentro da boca do bebê.

Já na imagem da pega incorreta (fig. 5 e 6), assim como no uso da mamadeira, o bebê pega apenas o bico do peito e não toda a aréola, ou seja a mamada será insuficiente, provocando futuros problemas na nutrição e desenvolvimento da criança. Muitas vezes o bebê apenas "chupará" o bico do peito e não sugará o leite, pois ao abocanhar a aréola de forma correta, o leite sairá com maior facilidade.


Imagem retirada do manual do Ministério
da Saúde - créditos: fiocruz
Acredite, o leite materno é TUDO o que o bebê precisa!

Primeiramente: NÃO EXISTE LEITE FRACO!


O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias do após o parto. Ele vem em pequenas quantidades, O NECESSÁRIO para os primeiros dias da criança. Tem aspecto claro, ralo ou grosso e amarelado. 


Este ‘primeiro leite’, protege o bebê de muitas doenças, muitos o comparam como uma ‘vacina materna’. Depois de alguns dias, este colostro vai mudando de cor.
Ok, mas então por que o seu bebê ‘berra de fome’?  Primeiramente, nem todo choro do bebê é fome. Segundo, a digestão do leite materno é bem mais fácil, por isso nos primeiros meses a criança sente necessidade de mamar várias vezes. O bebê deve mamar logo após nascer e todas as vezes que quiser, no primeiro mês, as mamadas são freqüentes. É importante ressaltar que o bebê é quem escolhe a hora certa de mamar.


Mas atenção! O “mamar errado” faz a maioria das mamães acham que o leite é fraco, fiquem tranqüilas,
O LEITE MATERNO É O ESSENCIAL PARA O BEBÊ.


A principal causa que leva a mulher à pensar que seu leite é fraco é a falta de informação... por isso leia bastante sobre o assunto, converse com outras mães, questione seu médico, procure todas as formas de se interar sobre o assunto. Saiba que nem todas as informações que rola na internet são verdadeiras, existem vários mitos e também nem toda “dica infálivel” é válida para você, como foi para sua vizinha, informe-se.


O leite materno é COMPLETO, porquê? Citaremos à seguir:

- Contém vitaminas, gorduras e açúcares;
- É feito especialmente para o estômago da criança, por isso a sua digestão é rápida;
- Contém substâncias nutritivas de defesa que não se encontra em nenhum outro leite;
- Está sempre pronto e com a temperatura adequada, ou seja, a mãe evita gastos (com mamadeiras, leites industriais, bicos e economiza tempo!);
- Protege o bebê contra: diarréia, pneumonias, otites, alergias, cáries, resfriados, infecções urinárias e respiratórias, desnutrição, diabetes, doenças cardiovasculares, meningites entre outras doenças, promove o desenvolvimento neuropsico-motor, auxilia no desenvolvimento da fala, aumento de QI, melhora o equilíbrio emocional, entre vários outros benefícios...  poderíamos criar um post inteiro só sobre as vantagens do “super leite”!




O ato de amamentar é essencial para a formação da arcada dentária da criança;
Saiba que o ato de amamentar é benéfico também às mães e aos pais, porquê promove o vínculo afetivo, pois nada melhor do que o olho no olho entre mãe e filho, os laços afetivos da família envolvendo o pai e toda essa atmosfera motivante, promove e favorece o prolongamento da amamentação. 
É de suma importância o papai estar presente, incentivando e quando necessário auxiliando a mamãe durante a amamentação.

- Faz o tamanho do útero voltar mais rápido ao normal, diminui  o risco de hemorragia pós-parto, a mãe se sente mais confiante, ficará menos propensa à osteoporose, volta ao peso mais rápido, ajuda no equilíbrio emocional, entre várias outras coisas;

- Diminui o risco de câncer de mama e ovários! Que ótima notícia, não é mesmo? Vários estudos comprovam esta afirmação.
O ato de amamentar ainda é um método natural de planejamento familiar! A amamentação, muitas vezes, constitui um meio de evitar uma nova gravidez em curto tempo, pois a maioria das mulheres ainda não menstruaram (até o 6 meses de vida do bebê) e a amamentação requer exclusividade, durante o dia e a noite.

Não ofereça ao bebê qualquer outro alimento ou líquido que não seja o LEITE MATERNO até pelo menos os 6 primeiros meses do pequeno, 

a não ser que seja recomendação médica.

Durante os primeiros meses de vida, o estômago e o organismo da criança não está preparada para receber sucos (principalmente os ácidos), líquidos açúcarados, chás, entre outras bebidas.


Pode-se também continuar à amamentar a criança até seus primeiros 2 anos e com a orientação do médico iniciar a introdução dos alimentos na nutrição.


Mamadeiras, bicos, chucas, chupetas são os grandes vilões!

Pode parecer prático e indolor, porém veja a seguir porquê nós, da área de saúde “abolimos” o uso dos mesmos:
GRANDE RISCO DE CONTAMINAÇÃO!
A água no preparo do leite pode estar contaminada, o simples fato de não higienizar bem as mãos, costume de guardar leite na mamadeira, preparo antecipado do leite, utensílios no preparo do leite mal higienizados, tudo isso causa CONTAMINAÇÃO do leite que conseqüentemente causará doenças no bebê.

ATRAPALHA O ALEITAMENTO MATERNO!
O bebê aprende a “mamar erado” pois acostuma-se com os bicos artificiais que são totalmente diferentes da mama e acaba também não tirando do peito da mãe a quantidade de leite necessária, pode não ganhar peso e desistir totalmente de mamar no peito.

Prejudica na formação da arcada dentária do bebê e também na fala, pode atrapalhar a respiração do bebê, o tornando um “respirador bucal”;

É uma porta de entrada para infecções e respostas para o “chororô” que para a mãe pode ser “sem explicação”.

Diminui o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, item importantíssimo! Pois a amamentação promove o contato entre o corpo do bebê e da mãe e aquele “olho no olho”. 



É mais trabalhoso e gasta-se mais dinheiro, não só com os utensílios e leite, mas provavelmente com as futuras medicações, já pensou? Por isso, o blog PEQUENOS PACIENTES é à favor do incentivo ao ALEITAMENTO MATERNO! Seja você também uma “amiga do peito” e espalhe os conhecimentos adquiridos!

Vale ressaltar que a equipe de saúde tem papel importantíssimo durante a amamentação TAMBÉM!


O profissional de saúde, principalmente a enfermagem pode auxiliar, é crucial nas orientações à mãe, mas primeiramente deve saber o porquê as mães precisam de ajuda, conhecer a anatomia das mamas para orientar as mães, como é produzido o leite, as funções dos hormônios, as posições adequadas, entre outros fatores.


Como dissemos, este assunto é extenso, então aguarde, pois postaremos em breve os seguintes temas:

  • ANATOMIA DAS MAMAS
  • PROBLEMAS E DÚVIDAS FREQUENTES
  • APOIO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
  • DOAÇÃO DO LEITE e BANCO DE LEITE

Enquanto isso, separamos algumas dicas de sites interessantes e logo à seguir alguns vídeos explicativos:

Portal do aleitamento materno – Muito bom, fica a dica:

Manual explicativo:

Manual para profissional da área de saúde:

Dúvidas freqüentes:

Mitos relacionados à amamentação:

Dicas de livros para profissionais da saúde:



VÍDEOS:

Para as mamães que estão com dificuldades de amamentar:
      Fonte: multivegetal – Youtube



Dicas para amamentação correta

       Fonte: jcmóveis e Crescer – Youtube


Como preparar as mamas

      Fonte: tvpuccampinas - youtube

Atenção! Toda e qualquer informação aqui obtida, é apenas de propósito instrutivo e educativo, não substituindo a consulta ao médico.

Aproveite para dar uma olhada onde ficam os bancos de leite no Brasil
no site do Ministério da Saúde:

Até a próxima!




(Obs.: imagens retiradas da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!