domingo, 1 de julho de 2012

Novo Calendário de Vacinação da Criança 2012


Desde o começo do 2° semestre deste ano de 2012, o Calendário Básico de Vacinação da Criança ganhou duas novas vacinas. É importante retomarmos este assunto aqui no blog, afinal temos que estar sempre antentos à imunização de nossos pequenos pacientes.

O que mudou?

A Vacina contra a Poliomielite (via oral) contará com a complementação da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), sendo aplicada aos 2(dois) e aos 4(quatro) meses de idade. A "pólio via oral" continuará sendo aplicada, mas como reforço, aos 6 (seis) e aos 15 (quinze) meses de idade. Vale ressaltar que a VIP será injetável e apenas em crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

A vacina Pentavalente passa a fazer parte do novo calendário, protege contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite Bdifteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B, combinando com as já existentes: tetravalente e Hepatite B; ou seja, sendo aplicadas da seguinte forma: 1ª dose aos 2 meses de idade, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses de idade.

Qual a diferença entre a Pólio oral e a injetável?

A vacina oral poliomielite (VOP) é uma vacina viva atenuada, administrada por via oral, segura, eficaz, induz imunidade duradoura contra os três tipos de poliovírus, capaz de competir com a circulação do vírus selvagem, interrompendo abruptamente a cadeia de transmissão da doença. Ao circular pela comunidade, nos comunicantes dos vacinados, promove imunização coletiva. A vacina inativada poliomielite (VIP) é administrada por via injetável, é segura, eficaz, desencadeia uma excelente resposta imune contra os três tipos de poliovírus. (Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/)


Por que a mudança da vacina de gotinhas para a injetável?
 
Porque o Brasil já está se preparando para a utilização apenas da vacina inativada quando houver a erradicação da poliomielite no mundo, momento em que será recomendado apenas o uso da vacina injetável. Essa vacina será incluída na vacina pentavalente junto com a vacina meningocócica C (conjugada), transformando-se na vacina heptavalente. Os laboratórios Bio-Manguinhos, Butantan e Fundação Ezequiel Dias-FUNED estão desenvolvendo este projeto. A previsão é que a vacina heptavalente esteja disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) dentro de quatro a cinco anos.
(Fonte:
http://portalsaude.saude.gov.br/)
Veja abaixo o novo calendário:
Fique atento às mudanças do calendário vacinal e proteja os pequenos, qualquer dúvida consulte o pediatra.
Indicamos esse link do Portal da saúde do Governo do Estado de SP: http://migre.me/bOPTH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar!