Criança e Adolescente


VOLTA ÀS AULAS - LANCHEIRA SAUDÁVEL
Em época de retorno às aulas, além da ansiedade de novas experiências, novas amizades, entre outras coisas, as crianças estão dispostas à mudança na rotina da alimentação "pós-férias", mas nem por isso os pais devem descuidar e devem prestar atenção quanto ao que seus filhos levam na lancheira, sendo que "o transporte" da alimentação saudável para a escola não é uma tarefa fácil. 

Porém, a boa alimentação na vida escolar da criança é de suma importância para o desenvolvimento, devido à quantidade de atividades intelectuais e físicas, por isso a criança NÃO DEVE passar horas em jejum e ter uma alimentação adequada.

Com persistência, é possível evitar que os pequenos venham sofrer futuramente de doenças comuns como:
Hipertensão (pressão alta)
Obesidade Infantil - já são mais de 10% de casos no Brasil!
Diabetes tipo 2 

Entre outras doenças sérias que vêm, infelizmente, afetando a saúde de muitas crianças no Brasil, nos últimos anos... Já parou pra pensar que antigamente não existiam essas doenças infantis com tanta incidência?
É um caso de se pensar e a maior parte da culpa disso são dos pais! Pois a má alimentação vem de casa! E do exemplo dos pais, por ex: se você não consome frutas, verduras e legumes, seu filho provavelmente não vai querer consumir também. Por isso, se quer que a criança se alimente de maneira saudável, dê exemplo e retire as guloseimas de casa também, incentive os irmãos a mesma "dieta".
Tudo isso é questão de hábito e disciplina.
Deve-se controlar o grande consumo de guloseimas, alimentos gordurosos, refrigerantes e sucos artificiais, pois estes alimentos além de uma grande quantidade de calorias e gorduras, em sua maioria, contém uma quantidade de sal maior do que para o consumo necessário.

Além disso, os alimentos industrializados além de baixo teor NUTRICIONAL, podem acarretar vários outros malefícios à saúde da criança, podendo causar alergias, disfunções digestivas e metabólicas, apesar de ser produtos práticos, já que a correria do dia-a-dia das mães é puxado, mas vale a pena optar pelos alimentos preparados em casa para garantir uma vida saudável ao seu filho.

É fato que qualquer criança venha preferir um pacote de bolacha recheada à uma fruta por exemplo, mas tudo isso pode ser "driblado" com criatividade, disciplina, persistência dos próprios pais.

O que vale é a criatividade, pode-se também sugerir a participação da criança na escolha e no preparo do lanche, ou colorir um pouco mais a lancheira com pão cortado em forma de coração, estrela, carrinho... pedaçoes de bolos com formato de "carinha feliz", copos coloridos, guardanapos customizados, peça à criança ajudar a preparar uma vitamina, suco natural...

Tudo isso leva tempo e paciência... por isso não desista na primeira semana, logo a criança se acostumará com o cardápio saudável. Além disso, na escola ela estará junto aos amiguinhos, então será mais divertido comer... Peça à professora, se possível que a informe sobre a aceitação dos alimentos da lancheira, varie gradualmente os alimentos e bebidas para que a criança não "enjoe".

Vale ressaltar que de nada adianta colocar na lancheira itens de SUA preferência e não da criança, toda essa adaptação deve ser feita como uma parceria, junto à criança, afinal, você não vai estar lá todos os dias no pé dela na escola para que ela coma o sanduíche de atum, por exemplo. Se ele gosta de suco de laranja, por exemplo, misture um pouco de cenoura, ou outra fruta, se ela gosta de patê no pão, faça uma mistura de legumes cozidos ao prepará-lo...

Não se esqueça que alguns alimentos por ficar na lancheira, vão passar por algum período de "des-refrigeração" e isso pode levar à contaminações, então cuidado ao escolhê-los.

A hora do lanche tem que ser uma coisa divertida e gostosa para a criança, mas não  é necessário "aliciá-la" com guloseimas, não exija "que ela traga a lancheira vazia" para casa... cada criança no seu tempo... impondo coisas do tipo, só causará a impressão de que deve-se "comer por obrigação".

Portanto, a "lancheira saudável" deve respeitar os seguintes princípios:

  • Proporcionalidade
  • Rico em carboidrato (fonte de energia);
  • Pobre em gordura (principalmente a saturada).
  • Moderação: especialmente no consumo de açúcares, gorduras e sal.
  • Variedade: uma alimentação balanceada não deve ser fundamentada em proibições.

Veja abaixo algumas dicas de cardápios:

DICA 1

Segunda: bisnaguinhas integrais com geléia de morango, caixinha de achocolatado e maça ou laranja.

Terça: biscoitos integrais, suco de soja (caixinha) com sabor de fruta e 1 banana.

Quarta: torradas integrais com geléia de uva, 1 achocolatado preparado em casa e 1 pêra.

Quinta: barra de cereais, caixinha de suco de soja com sabor de fruta e goiaba.

Sexta: lanche de pão integral com queijo branco (ex.: Polenguinho) - não precisa de refrigeração e suco de fruta natural.


DICA 2:

Segunda: Cereais + fruta + suco natural

Terça: Pepino/ Cenoura palito + bolo caseiro + suco de abacaxi

Quarta: Pão integral com cream chease + achocolatado

Quinta: Barra de cereal + mini tomate + suco de soja

Sexta: Biscoitos de aveia e mel + iogurte

DICA 3:

Segunda: Pêra com casca + Torradinhas + suco natural

Terça: Bolachas cream cracker + melão picadinho + bebida fermentada (ex: yakult)

Quarta: Pão integral com patê de ricota + suco de uva + espetinhos de frutas

Quinta: Cookies integrais + achocolatado + 1 fruta

Sexta: Cubinhos de queijos variados + 1 melão picado



Veja dicas de lanches divertidos para incentivar seu filho:

Assista à um vídeo sobre lancheira saudável:


Postado no youtube por: "VeronicaLaino" - Video do Programa "TVendo e Aprendendo".

Lembre-se: Criar o hábito de alimentação saudável na infância é "plantar" uma alimentação saudável do adulto.

Dica de alimentos para uma lancheira saudável - clique aqui 

Boa sorte!

Até mais.